A s sobrecargas de S. Tomé e Príncipe dos anos 90 ( Catálogo A. Romão números 1121 a 1136, 1366 a 1400, 1450 a 1452, 1507 a 1515 e 1522 a 1523 ) são muito interessante s do ponto de vista filatélico. Tratam-se de sobreca rgas oficiais e não especulativas . No entanto, nada se sabe sobre autorização/legislação oficial que permitiu sobrecarregar estes selos , não se conhecem os normativos que determinaram a sua produção, Devem ter existido apenas ordens internas dos Correios que se perderam no tempo. Se as houve, logo que os selos foram vendidos (utilizados maioritariamente na correspondência) e as contas foram feitas, os papeis/documentos, que teria havido, desapareceram, Figura 1 c arta registada enviada do Príncipe a 17/10/1995 com dois selos A.Romão 1126 . No verso dois selos A.Romão 692. Porte 850 Db. Também no verso marca de Lisboa 19/10/1995 Estes selos tornam-se interessantes pois há diferentes tipos de sobrecargas, algumas impressas e...
1 . Introdução A série das sobrecargas da República da Guiné-Bissau de 1987 (Catálogo A. Romão números 627 a 634) é muito interessante do ponto de vista filatélico. Como em alguns selos sobrecarregados surgem muitas variedades. Nesta série, talvez sejam em maior número devido às máquinas obsoletas onde, tudo leva a crer, tenham sido feitas. Trata-se de uma impressão local com meios muito rudimentares. Há erros repetidos que terão, certamente, a ver com as localizações dos selos nas folhas (infelizmente não se conhecem folhas completas e mesmo os múltiplos são raros). Os erros de impressão são muitos e são de vários tipos: a omissão da barra sobre o valor facial inicial, a omissão da palavra “BISSAU”, a existência de partes da sobrecarga “DA” cortadas, a omi ssão da taxa. Em relação às estrelas sobre “REPÚBLICA PORTUGUESA” há também, vários tipos de variedades tais como: pontas das es trelas viradas para cima nuns selos e para baixo em outros, estrelas mais pequenas, estrelas com defeit...
Nas ex-colónias portuguesas foram, algumas vezes, utilizados selos das colónias após a independência e sem qualquer tipo de sobrecarga. Conheço casos destes em cartas de Cabo Verde e em cartas de Angola. Provavelmente nas outras ex-colónias ter-se-á passado o mesmo. Carta enviada por avião de S. Vivente para Liboa em 5/12 /1985. Porte 15$00 com selos A.Romão nº 25 e nº124 e, ainda, o M undifil nº 32 1 (selo de 1965). **** Seis selos Mundifil nº 321 em verso de carta enviada de Pedra do Badejo (25/10/1989), trânsito pela Praia (25/10/1989) e chegada a Lisboa (30 ou 31/10/1989). **** Quatro selos Mundifil nº 342 em carta enviada da Praia (9/1/1986) para Lisboa.
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